fbpx
(0)
  • Não há produtos no seu carrinho.

Decoração minimalista, leveza e equilíbrio nos ambientes

Decoração minimalista, leveza e equilíbrio nos ambientes

Aderido por cada vez mais pessoas pelo mundo todo, o minimalismo é acima de tudo um estilo de vida que se baseia na máxima “menos é mais”: menos coisas, mais espaço, mais tempo, mais experiências, mais liberdade. A tendência minimalista veio para ficar e se estende a várias áreas: design, decoração, moda, consumo e até redes sociais. A decoração minimalista propõe um design clean, funcional, leve e já está presente nos projetos dos arquitetos e decoradores mais descolados.

Ambientes repletos de espaços livres, com poucos móveis e texturas, objetos e paredes em tons neutros e muita iluminação são algumas das principais características da decoração minimalista. Mas isso não significa lugares frios e impessoais. Se bem aplicado à decoração, o estilo minimalista resulta em ambientes aconchegantes, confortáveis e elegantes.  O efeito de viver ou trabalhar em um ambiente decorado com propósito minimalista é ter um espaço que reflete leveza e tranquilidade.

Se você pensa em optar por uma decoração minimalista em sua casa, seguem algumas dicas básicas e imagens inspiradoras!

 

Materiais e objetos

Dê preferência a móveis duráveis, madeira, tecidos lisos e sem textura, objetos industriais e materiais reutilizados. Seja criativo! Dê uso alternativo aos objetos: garrafas usadas podem virar vasos lindos, uma caneca que você não usa mais se torna um porta-lápis estiloso e uma linda cadeira antiga restaurada pode servir de criado mudo.

 

Cores

Utilize cores neutras, cores claras e tons pasteis (branco, preto, cinza, off white, rose) em paredes, chão, móveis e objetos. Deixe as cores fortes para poucas peças de destaque, como uma almofada, uma poltrona, um lustre, um quadro etc.

 

Iluminação

A decoração minimalista é clara e isso se aplica também à iluminação. Luz suave sempre e se puder ser natural, em ambientes com janelas amplas, melhor ainda.

Mas tudo isso, claro, você pode e deve adaptar ao seu gosto, sua história, seu espaço e necessidades. O mais importante não é seguir à risca os critérios da decoração minimalista, mas sim incorporar aquilo que tem a ver com você e que traga funcionalidade, organização, conforto, elegância e equilíbrio para seu dia a dia.

Decoração minimalista em Trancoso: detalhe da casa de praia da designer Priscila Pini

Ambiente leve, iluminado e aconchegante na casa da designer Priscila Pini em Trancoso

 

Para ler e assistir

Minimalism: A Documentary About the Important Things, documentário na Netflix.

Menos é mais: Um guia minimalista para organizar e simplificar sua vida, de Francine Jay, livro que é conhecido como “bíblia” do minimalismo.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.