title image

Blog

Sororidade

É a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

É a essência e limite do conceito de solidariedade entre as mulheres. A ideia de que juntas são mais fortes

O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros, assim como o combate da rivalidade e competiçao pregada pelo machismo.

Do ponto de vista do feminismo, a sororidade consiste no não julgamento prévio entre as próprias mulheres que, na maioria das vezes, ajudam a fortalecer estereótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal,

A dominação do sexo masculino sobre o feminino está presente em todos os âmbitos da vida social, o homem ainda goza de poder sobre a mulher por determinações:  culturais, sociais, políticas e econômicas. Isso acontece porque desde a primeira infância o individuo é ensinado a agir e pensar de forma machista. É bacana perguntar para o menino quantas namoradas ele tem na escola, achando o máximo se ele tiver várias. Ninguém pergunta isso para a menina.

sororidade, igualdade dos sexos, feminismo, mulheres, igualdade entre os gêneros, eles por elas, igualdade

Sororidade em 2016

Foi neste ano que o termo sororidade veio a tona, além de muito usado e difundido nos programas do canal GNT (focado no público feminino), uma das situações de maior destaque da sororidade nesse ano foi quando a VEJA fez uma matéria sobre  Marcela Temer, nossa atual primeira dama, usando o título bela, recatada e do lar, sobre uma mulher que fala pouco e que usa saias no joelho, algo semelhando a  mulher dona de casa dos anos 50,  que esperava o marido chegar, sempre bem arrumada e maquiada falando amém para seu esposo. Muitos memes estouraram nas redes sociais coma a #belarecatadaedolar e a mulherada postou fotos ousadas, com muita atitude e mostrando a mulher contemporânea que faz e acontece, a dimensão de tal movimento foi enorme!

Exitem opiniões diferentes a respeito da matéria da VEJA, defendendo a revista por estar apenas citando o perfil de mulher que a primeira dama se enquandra e não defendendo este tipo de padrão como um a ser seguido. Opiniões a parte, pois cada um tem a sua, a sororidade veio a tona neste momento mostrando que a mulherada está com toda força e não vai deixar barato.  As mangas estão de fora para mostrar a ousadia da mulher que faz e acontece, e digo mais: QUE TEM OS MESMOS DIREITOS.

 

                                                                                                                                              Por Priscila Pini

 

 

 

 

Trancoso

É neste vilarejo mágico no Sul da Bahia, que Priscila Pini se inspira e cria suas biojoias juntamente com artesão locais.

Trancoso é uma vila tranquila, charmosa, preservada, com praias e natureza linda, de freqüência jovem e globalizada. O grande diferencial da vila é o Quadrado, formado de casinhas coloridas, com muita história para contar e com a linda igreja de São João Batista ao fundo, ao final tem o mirante, com uma das vistas mais lindas do mundo.

A história de Trancoso começa na igreja de São João Batista, em 1585, ela foi fundada no início da colonização portuguesa pelos Jesuítas, quando foi criado um aldeamento indígena para catequização dos índios e por isso ganhou o seu primeiro nome: São João dos Índios.

trancoso igreja de são joão batista quadrado brasil

Igreja de São João Batista

trancoso quadrado brasil

Casas do Quadrado

trancoso praia brasil

Praia dos Nativos – Trancoso –

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto de praia dos Nativos de Ricardo Junior.  Veja mais dicas de viagens de Trancoso em: http://www.guiaviagensbrasil.com/ba/trancoso/

A vila se manteve isolada do mundo e foi redescoberta pelos hippies nos anos 70, e então passou a ser local de moradia e destino turístico de pessoas que buscavam um lugar paradisíaco, peculiar e afastado de tudo.

Há alguns anos atrás, Trancoso se tornou o destino turístico dos antenados e vips, e se desenvolveu. Mas graças a estes pioneiros que começaram a chegar na década de 70, que foram apelidados de “biribandos”, que a vila se manteve linda e preservada.

A calma continua no ar, mas agora  já mesclada ao jeito de cidadezinha.

Trancoso se tornou um dos destinos mais badalados do mundo para Reveillon, mas fora de temporada continua o nossa querido e mágico vilarejo, onde ainda conversamos com os antigos nativos moradores do Quadrado, admiramos a cultura local e aproveitamos a linda praia vazia. E isso para mim é Trancoso!

Como chegar

Trancoso fica no extremo sul da Bahia, na cidade de Porto Seguro, onde você pega uma balsa até Arraial d`Ajuda, a travessia dura dez minutos. Depois, a viagem segue pela estrada BA 987. O total do percurso dá 47 quilômetros.